Saiba todas as informações de como a Ferrari é montada!

As conversões estão a todo vapor na Ferrari – porque você pode perder a visão geral. Novas pessoas, novos posts, novas áreas de responsabilidade. A moderna equipe de Fórmula 1 – não apenas para a Ferrari – está completamente montada. Motorsport-Magazin.com traz luz para o escuro e explica quem estava em Maranello.

O Presidente: Sergio Marchionne

A mudança mais espetacular na Ferrari não foi Fernando Alonso contra Sebastian Vettel, mas Luca di Montezemolo contra Sergio Marchionne. Montezemolo foi o homem mais poderoso em Maranello por 23 anos, agora é Marchionne. O presidente toma decisões exageradas e não tem influência direta no departamento de esportes. Ele cuida de todo o Grupo FIAT Chrysler e, portanto, não pertence realmente ao organograma da Gestione Sportiva. Quando se trata de política na Fórmula 1, Marchionne se mistura com mas.

O gerenciamento de equipe

Chefe do departamento de Fórmula 1 foi Maurizio Arrivabene por várias semanas. Ele cuida da grande figura como líder da equipe. Ele é responsável pela reestruturação, ele tem que colocar as pessoas certas nos lugares certos. Se Marchionne não está no terreno, ele tem que cuidar da política certa. No entanto, o chefe da equipe não precisa se preocupar com os processos esportivos em um fim de semana de corrida.

Gerenciamento de equipe

Mas Arrivabene tem Massimo Rivola ao seu lado. O italiano já detinha esta posição antes de sua mudança em 2009 para a Ferrari na Minardi e depois na Toro Rosso. Por outro lado, Luca Baldisserri é responsável pela área operacional e também gerencia a Ferrari Driver Academy – Dr. Ing. Helmut Marko da Ferrari.

O departamento de engenharia

Aqui rapidamente se torna confuso. Mas com James Allison, agora há uma responsabilidade geral clara. Ele analisa o desenvolvimento técnico completo do carro e define a rota. Allison também é a interface entre o motor e o chassi. Ele é o mediador. Os engenheiros de motores sempre querem o máximo de refrigeração possível, os engenheiros exatamente o oposto. O que Allison diz está feito.

Simone Resta assumiu recentemente o papel de Chief Designer de Nikolas Tombazis. Ele tem que se certificar de que não haja problemas no lado do chassi. E o chassi é uma área vasta: do monocoque, à suspensão e a aerodinâmica tudo vem junto com ele. Resta então relata superior a Allison.

O departamento mais importante dentro da área de responsabilidade da Resta é certamente a aerodinâmica. Não há uma única pessoa no comando da Ferrari neste momento, mas as mudanças não são de forma alguma excluídas. Atualmente, Loic Bigios e Dirk de Beer são responsáveis ​​pelo fluxo de ar e se reportam à Resta.

A divisão de unidades de energia foi reconstruída durante a temporada. O chefe do motor Luca Marmorini teve que sair. A alta complexidade das Power Units está agora também refletida no Organigrama, com Mattina Binotto e Lorenzo Sassi agora tendo duas responsabilidades principais. Binotto analisa todo o departamento, enquanto Sassi é o designer líder. Binotto reporta diretamente a Allison.

Engenheiros de corrida

A pista não é mais sobre o licenciamento do carro, mas sobre como aproveitar ao máximo os eventos. Tudo gira em torno do ajuste perfeito do veículo, antecipando o desenvolvimento da rota e descobrindo como o motorista pode dirigir da maneira menos estressante e eficiente em termos de combustível. O motorista confia em traduzir suas impressões subjetivas da pista em resultados mensuráveis. Os engenheiros na pista são uma espécie de intérprete entre o motorista e a tecnologia.

Corrrida Ferrari

Nos últimos anos, mais e mais equipes criaram um engenheiro de corrida de alto escalão que supervisiona ambos os veículos. Na Ferrari até agora foi Pat Fry, que agora teve que levar o chapéu. Não há substituto oficial ainda, então Allison deve assumir essa tarefa de forma provisória. Os pardais, no entanto, já estão assobiando de Dächer que Jock Clear assumirá essa posição. Mercedes, desde então, confirmou sua partida.

O engenheiro de desempenho geral trabalha principalmente com os dois engenheiros de corrida dos pilotos. Em 2014, Kimi Raikkonen trabalhou com Antonio Spagnolo. No entanto, o italiano não é indiscutível. Ele já foi colocado no lado no passado David Lloyd. David Greenwood, que recentemente ingressou na Marussia, também é engenheiro de corrida do Iceman.

Saiba todas as informações de como a Ferrari é montada!
Avalie este artigo!