Veja como foi o legado de Lula relacionado a educação!

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de nascimento e a criação da educação de jovens e adultos no Brasil, a EJA. Inicialmente, a ideia era moldar uma pesquisa histórica da educação de jovens e adultos, mas no âmbito do trabalho surgiu além do trabalho da história para a formação e desempenho de diferentes agentes, instituições e governos no estabelecimento da educação de jovens e adultos no Brasil.

Onde você pode ver uma participação muito maior da sociedade na educação de adultos e na educação de jovens, diferente do que aconteceu na educação ordinária no Brasil. Os jovens que frequentam essas escolas vêm das classes médias e baixas. Esta é uma das conquistas dos últimos 30 anos no Brasil: uma escola pública capaz de educar não só a classe média como antes, mas também os jovens das favelas, famílias pobres.

Nascido em uma família negra e pobre, Gabriel Richer não teria tido acesso à escola 30 anos antes. Nem esperaria por seu lugar na universidade pública, reservada na época para a elite e a classe média abastada. Graças às cotas estabelecidas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Gabriel poderá freqüentar a universidade.

Ele faz parte dessa geração consciente de seus direitos. Ele e seus colegas se mobilizaram para tornar o acesso à educação para os mais pobres da sociedade uma prioridade para as autoridades públicas. Eles temem que o retorno do direito ao poder soará como a sentença de morte das conquistas dos últimos anos.

Jovens ativistas

Matisse Bonzon é o arquétipo do blanc-bec da classe média burguesa. Ele freqüentou as grandes écoles, as universidades mais prestigiadas. Embora ele pudesse ter conseguido um emprego bem remunerado em uma grande empresa após saber a nota de corte prouni, Matisse optou pelo ativismo.

Jovens ativistas

Juntamente com seus colegas, ele fundou o Meu Rio (“My Rio” em francês), uma organização que ajuda pessoas de bairros de baixa renda a mobilizar e reivindicar seus direitos. Meu Rio já tem várias vitórias: a organização impediu o fechamento de uma escola e salvou parques.

Ele transmitiu especialmente a ideia de que o cidadão tinha o poder de mudar as coisas. “Quando lhes damos ferramentas, as pessoas fazem as coisas acontecerem. Eles podem mudar as decisões tomadas sem consulta “, continua ele. Meu Rio tem sido tão bem sucedido que muitas cidades brasileiras querem montar essa organização em casa.

São jovens de todas as classes sociais que querem sacudir a ordem estabelecida, lutar contra as desigualdades que afligem a sociedade brasileira. Matisse está triste que as elites brasileiras ainda não tenham entendido que investir na educação garante um futuro melhor para todos. “As elites brasileiras têm grande dificuldade em entender o que o país ganharia ao incluir as classes populares na educação. Eles têm dificuldade em projetar uma educação pública emancipatória “, observa Matisse.

Cânceres na educação da América do Sul

Gabriel e Matisse reconhecem que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para tornar a educação uma chave para o desenvolvimento do país. Apesar dos progressos realizados, o Brasil continua sendo o tolo da América do Sul na educação.

Educação da América do Sul

Está muito à frente do Chile e da Argentina, cujos cidadãos têm quase 10 anos de escolaridade. A média brasileira é apenas 7.2. Trazer a educação do subdesenvolvimento em que está localizada continua sendo um dos grandes desafios deste país continente.

Educação de adultos e jovens

Quando falamos de educação de adultos e jovens no Brasil parece ser algo contemporâneo, mas na verdade o processo educacional no Brasil, nunca foi tão difícil formar também a proposta educacional de adultos e jovens.

Embora grande parte esteja tentando organizar a educação de jovens e adultos, que hoje tem um espelho do que o experimento estava propondo, qualquer mudança no sistema educacional brasileiro . Não há proposta para aprofundar a parte social ou as habilidades cognitivas dos sujeitos envolvidos no processo e como eles construíram seu conhecimento.

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